Criança sorrindo para a câmera.

Um sorriso

Nestes últimos dias de Rio de Janeiro, além de estressada, tenho estado reflexiva. Fazendo uma retrospectiva do tempo que vivi aqui, constato espantada quanta gente importante em minha vida conheci nesta cidade linda.

Ontem, caminhando na praia encontrei um garotinho mais que especial. Eu e Milena o conhecemos na clínica de fisioterapia. Ele é um garotinho miúdo e aparentemente frágil, tem cabelos pretos e olhos belíssimos. Ele jamais falou comigo, mas me ensinou muito. Quando ele nasceu, os problemas no parto trouxeram uma paralisia cerebral. Ele teve problemas motores sérios, mas ainda assim este garotinho tão pequeno tem lutado e conseguida se desenvolver, andar, superar os seus graves limites com uma força e persistência que raramente encontro em adultos saudáveis.

Mas o que mais me marca é seu olhar. Quando ele olha pra mim, é como se eu pudesse ler ali naqueles olhos negros toda a sua breve e rica história de vida. Se ele está com vontade, o olhar vem acompanhado de um sorriso que de tão sincero é um presente que recebo emocionada. É um grande espírito no corpo frágil de um garoto especial nos mostrando que a vida é muito mais que a breve jornada que vivemos na terra.

O mundo da superação

Assim eu sigo os meus dias feliz, pois com Milena e todas as pessoas e experiências que sua vinda trouxe à minha vida, perdi o direito de cultivar a tristeza. Ela me apresentou um mundo novo. O mundo da superação do maior dos obstáculos: o da deficiência. Ou como bem dito por meu amigo Nilton Salvador: “deficiência ou eficiência?”.

A todos os “diferentes”, “especiais”, autistas ou não que conheci nestes últimos anos, aos seus pais, aos profissionais sensíveis e competentes que se dedicam a eles, às associações, legisladores, pesquisadores: toda a minha admiração.

E a todos que vem até este nosso cantinho de amor, meu muito obrigada.

Acredito ser o últimos post escrito no Rio 🙁 Aguardem notícias de Minas 🙂

Beijos de luz! E comentem por favor…

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments