Seja muito bem vindo ao Mundo da Milena, um blog sobre ser mãe de uma criança lindamente diferente, sobre autismo, sobre dúvidas, medos, incertezas, escolhas e conquistas.
Quero que você saiba que não tenho a pretensão de apontar nenhum caminho nem ensinar nada. Tudo o que está escrito aqui tem a minha versão pessoal, baseada na minha própria vivência e que tem funcionado para mim e para minha filha.
Se tem uma coisa que aprendi é que o autismo é diferente de pessoa para pessoa, não existe receita que funcione igual para todos e ninguém ainda pode afirmar verdades.
Leia e se aproprie de todo conhecimento que puder, mas procure conhecer muito não o autismo, mas a criança ou a pessoa com autismo. É este indivíduo que deve direcionar sua atenção e é compreender de verdade esta pessoa, como ela enxerga o mundo, qual o impacto das coisas e o valor que elas assumem para este indivíduo, como sente e como se expressa de fato este ser… a meu ver é este nosso maior desafio.
Vamos juntos então?
Oi. Vamos sim. Acompanho o blog lagarta vira pupa e o Uma voz para o autismo. …agora acompanharei o mundo da Milena
Obrigada Vanessa! Uma honra para mim estar nesta “galeria” de super mulheres, Marie, Andrea, são pessoas maravilhosas que me ensinam e inspiram sempre. Um abraço grande para você!
Oi Cris,
Gostaria de conversar com você sobre inclusão escolar.
Li um texto que vc escreveu e me identifiquei muito, pois estou passando por um processo bem difícil na escola do meu filho. Como podemos conversar?
Muito obrigada!
Janeth
Janeth você pode me adicionar no face, me enviar uma mensagem ou me enviar um email: fausta.cris@gmail.com – Um abraço carinhoso!
Cris obrigada por responder 🙂
Vou enviar um e-mail!
Janeth
Cristina,parabéns pelo Blog.São de pessoas como você que preciso ,mesmo que pela tela de um computador,ao meu lado e para ajudar minha filha na caminhada do nosso Lucas,hoje com 4 anos.A cada dia uma vitória e é isto que nos fortalece.Dentre tudo que li,adorei sua iniciativa do Manual Escolar,pois minha pior agonia é não saber o que realmente acontece na sala de aula:será que existe a inclusão ou,como nas duas escolas anteriores,ele continua num canto da sala rotulado de não querer participar?Infelizmente o despreparo dos profissionais de Educação é total.E tenho a certeza de que de posse deste Manual,tudo ficará… Leia mais »
Muito obrigada Miriam! Fico extremamente feliz em compartilhar, principalmente quando o que compartilho tem alguma utilidade. Conte comigo, no que eu conseguir contribuir nem que seja um pouco será uma honra!
Que o Lucas siga em frente e que as pessoas o entendam, aceitem e ajudem a se desenvolver bem.
Um abraço carinhoso e minha gratidão por tudo o que você escreveu.
Cristina, recebi ontem o link do seu blog. Pude ver que você, além de todo a dedicação, perseverança e discernimento, tem uma forma muito poética de escrever. É muito lindo ler seus textos. Como profissional que estuda o autismo, me sinto muito feliz de ver o trabalho que você faz com sua filha, trazendo o conhecimento para um plano lúdico e sereno. No momento em que você se dá conta de como equacionar algo, traz para sua rotina, fazendo com que seu entorno seja mais favorável aos desafios. Fiquei muito feliz ao ler seus depoimentos. Sem dúvida, os desafios são… Leia mais »
Carmem Poucas vezes nesta jornada do autismo fui tão positivamente surpreendida como na reunião da sua equipe de orientandos. Quanta esperança vocês trouxeram para minha vida. Mal pude dormir aquela noite. Eu ainda não sei como agradecer o fato de terem escolhido o autismo para pesquisarem e nem sei expressar o quanto faz diferença em uma jornada tão solitária (embora sejamos tantos) em que poucos profissionais realmente tem um canal aberto de comunicação com as famílias. Ver nossas principais desconfianças transformadas em pesquisas e mentes tão jovens se apropriando de um conhecimento tão profundo do autismo e tão interessados e… Leia mais »
Sem dúvida, teremos novas oportunidades de partilhas.
Uma das frases mais lindas e emocionantes que ouvi nos últimos tempos foi a sua. “Nós fomos escolhidos pelo autismo, mas vocês o escolheram.” Me emociono cada vez que penso nessa frase. Obrigada!!!
Um grande Um grande abraço
Obrigada Cris,por tua amabilidade ao compartilhar!!
Sou mãe de Ainoã,menino lindo,surdo e com caracteristicas de autismo,sem diagnostico definitivo…Me sinto muito identificada em teus posts aqui e no face,já que ele tem 10 anos,quase 11,e esta entrando numa fase que vc já passou com a Mi…Difícil e necessária tooooooda a paciência do mundo,né? Mas o grande amor que temos no coração por eles,supre.Te acompanho e fico feliz pelas conquistas da tua princesa.
Estarei em contacto…Uma feliz vida e muitos mais logros para nos todos!!!
Abraços!!
Oi Silvia Que prazer ler tua mensagem. Sim, tenho visto o autismo ser comodidade de muitos casos de pessoas surdas e às vezes cegas. É realmente um difícil diagnóstico. Você se identificar com o que eu vivo com a Milena, me deixa feliz, pois de alguma forma, saber que outras pessoas passam por situações parecidas nos trazem um sentimento de pertencer, o oposto que sentimos quando vemos mães de crianças típicas reclamando por seus filhos baterem a porta do quarto ou não fazerem o dever de casa. Mesmo eu tendo estado neste grupo, com os meus dois filhos que vieram… Leia mais »
Olá Cristina, Eu li o seu blog e fiquei muito impressionado. Como as situações são tão parecidas. Venho pesquisando sobre o autismo há 6 anos (o tempo de existência do seu blog, e só agora tive a oportunidade de acessá-lo), quando o meu filho foi diagnosticado com asperger. Realmente hoje tem muito mais informações na internet e mesmo assim ainda é um tema desconhecido, incompleto que a sua conceituação passa pela visão de mundo / bagagem de conhecimentos que cada pessoa, profissional ou pesquisador tem, o que o torna complexo. Seus textos trouxeram-me reflexões e a constatação de que somos… Leia mais »
Que grata surpresa o seu comentário Antônio! Fico feliz demais quando as pessoas se identificam com o que eu digo ainda mais quando esse link é feito pela experiência própria. Realmente somos muitos e somos ilha, você disse muito bem! Ontem conheci uma pessoa que se referiu a uma outra mãe como se fosse uma celebridade, se espantou quando eu disse que não a conhecia e quando fui investigar, descobri uma pessoa que fala, faz palestras, escreve sobre autismo e eu nem sabia que ela existia. Que os nossos desafios encontrem em nós a disposição para seguirmos, pesquisando, estudando, mudando… Leia mais »
Fausta… seu blog com certeza ajuda muitas mães em suas inseguranças e incertezas quanto a intervenções da forma correta !!!
Outro dia uma mãe de um aluno me perguntou como ela deveria proceder quanto a descoberta da sexualidade o filho está entrando na adolescência !! Trabalho na educação infantil não tenho experiência com adolescentes eu disse a ela que iria pesquisar !!! Como proceder ??
Helena querida! Que bom te receber aqui. Desculpe a demora em te responder, por alguma razão não tenho recebido as notificações de mensagens do wordpress… Helena, não é muito diferente das outras crianças e adolescentes. O que temos dificuldade em entender é que as pessoas com autismo entendem muito mais do que supomos, eles tem muito mais dificuldade na comunicação (saída) da informação do que na entrada (compreensão)… Eu diria a ela para comprar livrinhos infantis, explicar muito aos poucos e ele vai dar o limite. Quanto mais natural melhor. Lugar de se tocar é no banheiro ou no quarto.… Leia mais »
Olá Fausta! Obrigada pelo Blog! sou mãe de um menininho de 3 anos autista de diagnostico recente e por aqui achei muita informação positiva! Gostaria de saber se a Mi ainda faz a dieta sem Glúten e sem caseína!? Vc observou bons resultados? Bjus
Olá Débora, bem vinda a esse mundo novo! Espero que você também consiga cultivar um olhar positivo. Sim, a Milena faz a dieta minha querida. Eu comecei quando ela tinha quatro anos e ela desenvolveu muito a comunicação e as birras diminuíram pois uma das fontes de irritação dela era justamente não conseguir se comunicar. Não estou falando que foi por causa da dieta pois junto fazíamos várias terapias e sempre estávamos mudando de terapia e terapeutas à medida que mudávamos de cidade. A dieta veio junto com a terapia comportamental que ela fez por quatro anos. Na época era… Leia mais »
Obrigada Querida! Admiro muito vc e sua perseverança! Deus abençoe a vc e a sua Linda Milena a quem acho uma grande vitoriosa! Bjus
Querida Cris, acabei de conhecer seu blog.
Sou pedagoga, psicopedagoga e mãe do Renan, 18 anos, Jovem aprendiz, estudante do Curso de Pedagogia, autista e fotografo nas horas vagas.
Estou encantada com seus escritos. Trabalho na APAE e Rede Municipal.
Obrigada por compartilhar sua experiencia conosco. Sou pesquisadora e tenho muito a aprender, porém não tenho custear cursos e o Município não investe nos profissionais. Mas não desisto, vou em frente desconstruindo as barreiras atitudinais e os entraves.
Obrigada por tudo.
Celma Rosa.
Ola Cris, acabei de conhecer o Blog e já sou fã.
Sou profissional da Educação e mãe do Renan, 18 anos, Jovem Aprendiz, cursa Pedagogia, Autista e fotografo nas horas vagas.
Obrigada Cris, por compartilhar sua experiencia conosco.
Deus os abençoe.
Oi Celma
Poxa vida você deve ter muito a compartilhar e ensinar!!! Que legal que o Renan tenha conseguido tanto!
Que você posso compartilhar também sua vivência. Adoro aprender!!!
Um abraço bem grande cheio de admiração!
OLÁ, BOM DIA CRIS TENHO UM GAROTO DE 5 ANOS DIAGNOSTICADO COM AUTISMO DESDE OS 2 ANOS, A MINHA MAIOR BARREIRA É O PRECONCEITO E A INCLUSÃO É TANTA QUE ESCONDI O DIAGNÓSTICO SÓ QUE AGORA DEPOIS DE MUITA PESQUISA QUE FIZ ESTOU MIM SENTINDO CONFIANTE NÃO TENHO MAIS TANTO RECEIO DIMINUIU MAIS O MEDO DA ROTULAÇÃO COM O EMANUEL ELE DESENVOLVEU MUITO EM TODO ESSE TEMPO QUASE NÃO É PESSEBISMO . PRA MIM ISSO GERA UMA PREOCUPAÇÃO MAIOR PQ VÃO QUERER TRATAR ELE IGUAL AO DEMAIS E AI SEI QUE ELE É MUITO SENSÍVEL COM SUAS EMOÇÕES FRUSTRAÇÕES JA… Leia mais »
Oi Antonia
Obrigada!
Se quiser a gente pode se falar via Skype ou pelo WhatsApp mesmo. Quem sabe não consigo te dar mais informações que te ajudem com a escola? Eu faço este trabalho voluntário de ajudar na inclusão de algumas crianças, mas estando longe, talvez consiga te ajudar repassando informações.
Se quiser estou às ordens.
Obrigada por me confiar um pedacinho da sua história, obrigada por ler e comentar.
Um abraço!
SIM GOSTARIA DE TROCAR IDEIAS COM VC ,SEI QUE TENHO MUITO A APRENDER PARA PODER AJUDAR MEU FILHO E ALUNOS .EDEREÇO DE SKYPE E EMAIL SÃOS OS MESMOS;avcardoso1@hotmail.com
PROCUREI TANTO TEMPO HA TRÊS ANOS QUE TENTO TROCAR IDÉIAS NA VERDADE MESMO UM DESABAFO UMA INFORMAÇÃO E NINGUÉM QUE SE PREOCUPE COM A CAUSA DO PRÓXIMO OBRIGADA ,OBRIGADA MESMO, DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE FIQUEI EMOCIONADA POR SABER QUE TEM PESSOAS AINDA QUE SE SENSIBILIZA PELA DOR DO OUTRO.
Olá Cristina! Meu nome é Eduarda e meu filho mais velho, que tem apenas 6 anos, foi diagnosticado a 2 anos com o autismo leve, como eu já suspeitava não tive muita surpresa com o resultado, meu esposo também foi bastante forte com essa situação, porem meu pai ainda não acredita que ele tenha o autismo. comecei a ler seu Blog e confesso que chorei, pois o meu pequeno Luiz Eduardo tem os mesmo sintomas que sua princesa. Antes de ter o diagnostico eu já sentia que meu bebe era diferente das outras crianças, mais ele sempre foi carinhoso em… Leia mais »
Querida Eduarda
Fico muito grata por sua confiança em minha opinião!
Eu estou te enviando um email para que agente consiga falar mais à vontade e de forma mais privada ok?
Um abraço carinhoso, nos falamos…
Olá Cris, tudo bem?
Somos aquele casal de brasileiros que te conheceu no metro de Londres e agora que retornamos, resolvemos visitar seu blog:)
Vc é iluminada e que Deus te conserve!
Forte abç Lisi e Igor
Oi Lisi
Que bom sua visita!!! Obrigada!!!
Fico feliz que tenha chegado até aqui. Qualquer nova pessoa com um pouquinho de informação sobre o autismo pode ser um agente de transformação contra o preconceito.
Tenho certeza que Londres te deixou com gostinho de quero mais. Por favor, se um dia for voltar vamos nos encontrar para um tour ok?
Um super abraço!
Nooosa mto feliz por ter encontrado este Blog! Q coincidência! Eu tb tenho uma Milena com autismo! Ela tem 6 anos, linda como a sua!
Grata por seu carinho Cynthia e por tirar do seu tempo para comentar. Que bom gosto você tem para nome hein? :] Um abraço grande e felicidades para nossas Milenas!
Olá meu chamo Karina sou mãe de coração do Augusto recentimente fiz um canal no YouTube será que você poderia divulgar
Claro Karina
Boa sorte ao Augusto no Youtube e na jornada como cozinheiro :]
Vou divulgar com meus amigos e grupos.
https://youtu.be/sk2-dQ_jLPk
https://youtu.be/sk2-dQ_jLPk esse é o link e do Augusto
Boa noite,
Sou Noelle que participou do debate e gostaria de saber mais sobre as marcas dos produtos que vocês encontram aí.
Muito obrigada desde já!
Oi Noelle, te enviei um email.
Beijos
Obrigada, por tudo, me identiquei muito com a história de vcs, ainda mais no dia de hj que pra mim foi desgastante tentar provar para os “profissionais” que minha filha tem TEA! Muito choro, revolta, mas pessoas como VC, são acalento para nosso coração de MÃE