Será que meu filho tem Autismo? Ele é tão carinhoso!!!

Antes de começar este post quero apenas dizer brevemente que as aulas começaram em Londres, Milena está se adaptando muito bem, mesmo sem falar a língua e com todas as enormes diferenças de ambiente. Quando aceitamos a proposta de transferência, a gente tinha um frio na barriga, afinal, estávamos escolhendo por ela, era uma oportunidade profissional que iria interferir no futuro da nossa filha. Com tudo o que a gente precisava considerar a gente sempre seguiu na expectativa de que poderia sem bem difícil, acreditando no melhor mas também nos preparando para os desafios. Mas mais uma vez a força de todo o investimento que fizemos estes anos todos se fez valer. E não me refiro a dinheiro não… embora a gente tenha gastado muito… me refiro a todo o envolvimento e toda a crença, tudo que mudamos e tudo que abrimos mão, o que ensinamos, o que corrigimos e todos os resultados que a gente não via com tanta clareza o tempo todo.

Eu fico devendo um post sobre a escola, mas vou esperar ter mais informação para trazer e compartilhar aqui no Mundo da Mi.

Vamos ao tema deste post, esta pergunta recorrente nos grupos de discussão, palestras, email’s que troco com mães e pais e conversas que tenho tido ao longo destes anos em meu trabalho voluntário. “Não tenho certeza se meu filho tem Autismo, ele parece tão normal, ele abraça e beija, diz que me ama e é tão carinhoso e tão inteligente.”

De uma vez por todas (até parece) a criança com Autismo abraça sim, e beija e faz gracinha e pode sim ser muito inteligente e fazer um tanto de coisas de forma independente sem que ninguém tenha ensinado. Sinto te dizer mas nada disso exclui a possibilidade do seu filho ter Autismo.

Além do mais é importante lembrar que uma coisa é o Autismo, a outra a pessoa.

Tem gente que tem Autismo e é tímido; Tem gente que tem Autismo e é desinibido; Tem criança com Autismo é manhosa e outra que é dócil e amável, e também tem as educadas, as mal educadas,as irritadas, as calmas…

Isso porque antes de ter Autismo a pessoa tem personalidade e a expressão da personalidade não está alterada.

O que está alterado é o desenvolvimento desta criança. Ela vai absorver informações do mundo através do que ela faz, do que ela ouve, do que ela observa. Acontece que o jeito que toda essa informação chega vai construir significados. Exemplo: A criança vê outra criança dando birra e observa: a reação da mãe, o jeito que a mãe fica brava,  a criança birrenta e como ela se comporta, ela memoriza muitos detalhes e fica processando esta cena e aprendendo dela sem que ninguém à sua volta se dê conta disso.

Uma criança com Autismo pode ver a mesma cena e prestar atenção no brinquedo que está dependurado na cadeira ao lado, ou no vestido da mãe da criança birrenta que se balança enquanto ela repreende o filho. Ela vai perder as interações e vai aprender muito pouco sobre crianças birrentas e mães irritadas.

O que a criança com Autismo vai perder com isso? Ela vai deixar de construir o repertório para seu próprio comportamento em público, deixar de aprender sobre expressão de frustração, por exemplo e suas consequências.

A criança com Autismo vai se comportar diferente da maioria das crianças de sua idade em muitas situações, porque não tem a necessidade da aprovação que todos nós temos ou porque não apreendeu do mundo as informações padrão a que estamos acostumados ou ainda porque o jeito dela comunicar o que pensa e o que sente seja muito diferente.

Mas ela vai sim, se for carinhosa, abraçar, beijar, brincar, como outra criança qualquer.

Por isso se você está investigando se seu filho tem Autismo, se informe muito, e quanto mais melhor. Muita coisa que você vai ler pode não ter nenhuma relação com seu filho mas faça a si mesma a seguinte pergunta:

  • Se comparado a outras crianças de sua idade meu filho é MUITO diferente delas?

Se a resposta for sim é sinal de que uma luz de alerta deve ser ligada e você precisa investigar. E saiba que:

Nem todo médico especialista vai te dar o diagnóstico correto.

Nem todas as pessoas da sua família irão apoiar sua suspeita.

Você vai duvidar muitas vezes de sua própria desconfiança ou vai achar que é só uma fase, que são só manias e que é melhor esperar um pouco mais.

E você também pode negar e como muitas pessoas (muitas mesmo) e seguir com sua vida. E quando alguém disser alguma coisa sobre o comportamento diferente ou a dificuldade do seu filho você vai fechar a cara, mudar de escola, se afastar de todos, porque você lá dentro, ainda não aceitou perder o filho que idealizou para sim mesmo.

Sabe, houve uma época que eu realmente precisei do diagnóstico e corri muito até conseguir, investi o que tinha para confirmar minha suspeita de Autismo, pois tudo o que me diziam é que era um tal de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – TID –  que não me respondia quase nada. E eu precisei porque eu via minha filha sendo tão diferente dos outros bebês e ela não tinha nem um ano de idade. Eu precisava saber se era “só” Autismo ou se alguma coisa muito ruim estava acontecendo com ela a ponto de impedir que ela ficasse comigo nesta vida.

Por isso foram meses e meses de pura angústia! No grupo do tal – TID – tinha um nome que me assombrava: “transtorno desintegrativo da infância” e eu realmente tinha pesadelos com isso (e eu nem sei o que significa até hoje). Quando veio o diagnóstico para o qual eu já tinha minha certeza eu fiquei aliviada. Era um nome para o problema e agora era buscar informação e lidar com ele. Uma coisa eu sabia, minha filha não era o problema, minha filha não era o Autismo. E isso foi salvador para nós: sempre soubemos colocar o Autismo no lugar dele, sabendo olhar a criança que estava ali e de quem nos orgulhamos mais a cada dia.

Eu acho que este post desabafo ficou meio sem sentido no fim das contas. Eu não tive tempo para editar ou corrigir, não vou colocar muitas imagens e nem me preocupar demais. Quero que ele chegue ao seu coração mãe, pai, familiar.

Deixo aqui o meu carinho, porque eu sei que vocês irão vencer o rótulo e que o amor vai falar muito mais alto e que essa criança se tornará fonte de aprendizado, transformação e alegria na vida de vocês! Coragem, muita coisa boa está por vir, respira e segue.

Um abraço carinhoso!

5 1 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
34 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Juliana
Juliana
8 anos atrás

Oi Cris, q felicidade a Milena estar indo bem na escola, isso vai ser de grande valia para o futuro dela, estou enviando e-mail, espero q vc tenha um tempinho de ler! grande beijo!

Maluisa
Maluisa
8 anos atrás

Bom dia Fausta Cristina! Adorei o texto, simples e direto. Vou passar para uma mãe, lógico vou correr o risco de levar um “vc é doida Malu…meu filho é normal”…Não é oq vejo assim como outros profissionais que trabalham com crianças autistas.
Bjs

Selm
Selm
3 anos atrás
Reply to  faustacristina

Boa noite sou Selma tem um filho q tem 4 anos e ele demorou a fala a pediatra sempre falou e normal foi pra escola com 2 anos aí com 2 anos falava papai da aí pedi o caminhamento pra fono comesou agosto do ano passado aí agora já tá falando bem mas ainda tem coisa q n falar certo só q ele toda vida cuando nós vamos em aniversário ou algum avento ele n se solta mas vai em shopping fica normal adora sair só q agora ele está com medo de barulho e sempre foi agitado e bem… Leia mais »

Larissa Santos
7 anos atrás

Olá! Venho acompanhando diversos relatos e blogs e grupos… minha filha tem 4 anos e ate agora so temos TGD (Transtorno de Desenvolvimento Global) e mesmo estando com geneticista para investigação genetica, tenho observado muitos aspectos de TEA nela, mas caio naquela: sera que estou sendo influyencia por tudo que leio/vejo? porque nenhum medico sugeriu Autismo? ASsperger? Enfim, perdida feito cega em tiroteio… É muito ruim e parece ser uma batalha solitaria… mil bjs e bjs na Mi! ps: morei 5 anos em Leicester! Sinto saudades…

Diana Nascimento
4 anos atrás

Obrigada. Mas não é fácil mesmo.o meu tem um grau moderado ele tenta interagir, mas logo vem as reclamações de que ele bateu, empurrou,beliscou e etc…. Ele até Olha nos olhos, abraça, beija, mas tem uns exageros de fazer algo exageradamente. Cheira algumas nada haver, dá tchau as sem que a pessoa nem dá atenção pra ele, não fala, escreve, não tem noção do perigo,do é cru ou cozido. Hiperativo, nada disperta por muito tempo a atenção dele. Ele interagi melhor com pessoas maiores e mais velhas do que com os da idade dele. São várias coisas que vejo que… Leia mais »

Elaine
Elaine
4 anos atrás

Meu Deus você falando parece estar descrevendo meu filho…estamos investigando também, um médico neuropediatra olhou ele me explicou algumas coisas sobre TDAH e deu remédio não aceitei preciso ter certeza vejo muitas atitudes autista nele como também vejo hiperatividade como isso é confuso e nos deixa angustiada pois tudo que eu quero é saber e aprender a melhor forma de ajudar meu filho a viver a vida dele da melhor forma visto que tem apenas 6 anos…algo que me chama muito atenção é ele abraçar repetidas vezes pessoas que nem conhece as vezes assusta a pessoa e eu pois é… Leia mais »

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Boa noite,meu filho tem 9 anos, tem atraso no desenvolvimento, teve convulsoes qdo bebe, passamos por inumeros profissionais e exames sem diagnosyifos precisos, mesmo com o autismo descartado tenho um forte pressentimento, ele e uma crianca super carinhosa mas muito diferente, inclusive com grande atraso na linguagem, dificuldade de processamento sensorial e movimentos repetitivos, o que posso fazer para ajuda_lo?depois de tantos medicos e todas as terapias que ele faz como ter certeza?

Maria flor
Maria flor
7 anos atrás

Minha filha tem 2anos e 8 meses, ainda nao fala direito. Fala varias palavras, forma poucas frases. Tem movimentos repetitivos, e bem carinhosa, gosta de bricar c outras criancas. E bem esperta entende tudo q falo. Nao gosta de sair da rotina, qdo acontece chora muito. Chora por qualquer motivo. Ela tem varias caracterisca de autismo mas ainda nao deram diagnóstico. A fonoaudióloga dela disse q suspeita. Na escolinha q frequenta tbm estao suspeitando. Tbm fico na duvida sera msm ela e tao esperta e observadora.

rODRIGO
rODRIGO
6 anos atrás

parabéns pelo texto, passa uma sensação carinhosa e pela primeira vez vejo um texto que coloca o autismo em seu lugar, leio o tempo todo que o autismo é condição, quando em seu texto vejo que é caracteristica, sendo esta uma no meio de muitas outras q existem no ser humano, assim fica tranquilo com essa caracteristica, tenho um parente com todas caracteristicas, tenho filhos e sempre imaginei q poderiam ter alguma caracteristica fisica e mental diferentes, mais nunca deixei de já amalos, entendo o “sofrimento” de um diagnóstico de doença mental, porém sobreviveu a concepção e se fez vida,… Leia mais »

Irian Costa do Bomfim
Irian Costa do Bomfim
6 anos atrás

Meu filho Heitor também tem diagnóstico de autismo. Mas ele é muito carinhoso, amável. Ao contrário do que dizem sobre o autismo, ele é super sociável (até demais). Toca nas pessoas.. Pede abraço de pessoas estranhas.
E por incrível que pareça… As vezes essa “disponibilidade” me incomoda bastante. Porque outras crianças da idade dele não entende e ele se torna “incoveniente”. E eu me preocupo quanto as pessoas adultas que possam se aproveitar negativamente. Entender o universo do autismo é muito difícil.

Ronara
5 anos atrás

Olá amei texto como faço entrar contato com vc ? Tenho dúvidas em relação a minha filha ela tem 1 ano 8 meses

Ronara
5 anos atrás

Olá como faço confirmar minha dúvida sobre autismo

Anne
Anne
5 anos atrás

Oi sou mãe do Marcos e estamos com suspeita que ele é autista porque ele tem 1 ano e 11 meses e ainda não fala só algumas palavrinhas….

Taina almeida
Taina almeida
4 anos atrás

Amei seu historia com o autismo…tmb tenho um anjo azul…e nao o rotulo,o amo e luto constantemente por dias melhores♡♡♡

Luna Tolaba Kullock
Luna Tolaba Kullock
4 anos atrás

Seu texto caiu como um manto de carinho e amor, tudo o que eu precisava ler neste momento! Estamos na investigação, momento complexo…Deus abençoe!

Thamires
Thamires
4 anos atrás

Estou começa do minha pesquisa e através do seu post, fiquei em choque. Acho que meu filho tem autismo. Vou levar ele ao Neuro para ter certeza. Mas obrigada por suas palavras.

Bruna costa de araujo
Bruna costa de araujo
3 anos atrás

Ola Fausta, tudo bem? Amei seu texto, simples e esclarecedor. Fausta, desde que estava grávida eu tinha, lá no fundo, algo que me levava a pensar que meu filho tinha autismo. Procurei evitar ler sobre o assunto, para, como dizem, “não atrair”. Depois, passei a tentar entender esse mundo. Miguel tem 2 anos e 7 meses. Até 1 ano e pouquinho de idade eu não tinha problema com ele. Ele não fazia borra, dormia a noite inteira! A partir de 1 ano e 10 meses ele começou a ter problemas pra dormir. Passava o dia irritado, eu só fazia chorar,… Leia mais »

Pollyany Oliveira Bindá
Pollyany Oliveira Bindá
3 anos atrás

Olá meu nome é Pollyany sou de Manaus e seu texto foi muito bom p mim. Super me identifiquei… Obrigada por ajudar outras mamães. Bjus

Bruna
Bruna
3 anos atrás

Estou nessa fase de investigação. Meu filho tem 2 anos e meio, gosta de brincar com crianças, mas ele quer que elas brinquem com ele das coisas que eu brinco com ele que ele mais gosta, como esconde esconde. Ele não procura brincar com o a criança está querendo brincar. Fica chamando a atenção pra o que ele quer. É muito carinhoso, e muito apegado comigo e os avós. Ele ainda não fala. Sabe falar o alfabeto na sequência e conta de 1 a 10. Reconhece os números destinos também. Adora sair lugares novos, mas estranha pessoas novas quando tentam… Leia mais »

Talita mattos
Talita mattos
3 anos atrás

Gostei muito do texto,até mesmo por que tenho vivido isso em vários momentos estou me achando louca. Meu filho tem 2 anos e 2 meses,não fala nada praticamente só pai mas todos são pai, pepei sendo que ja largou a chupeta um tempo, palavras que só ele entende,muito esperto pra algumas coisas e pra outras não,fui na casa da minha vó chegando no portão como gritava e me puxando pra ir embora parecia que estava matando depois de um tempo sozinho no canto parou,no aniversário dele só com poucas pessoa por conta pandemia ficou a festa toda no corredor puxando… Leia mais »

Aline
Aline
3 anos atrás

Oiii… A sua história é linda e seu texto me acalmou, muito obrigada ❤️ De uma mãe perdida