Um diagnóstico comportamental

Com muita frequência alguns pais se queixam de que seus filhos são avaliados com suspeita de Autismo e os profissionais se negam a “fechar” o diagnóstico. Esta confusão é mais comum do que se imagina pois o Autismo é comportamental (não traz autpuzzlealterações físicas). Seu diagnóstico por ser baseado nas observações das pessoas que convivem com a criança pode ser confuso.

Para ilustrar esta dificuldade leia na tabela abaixo as características de minha linda filha e veja como a mesma criança pode receber descrições tão diferentes.

Se você lê apenas a coluna da esquerda, pensa que se trata de uma criança típica, mas se lê apenas a coluna da direita, percebe o tamanho do problema.

Ser mãe da Milena é uma delícia, de verdade. Não tem este peso, este pesar que fica meio implícito quando descrevemos os desafios que enfrentamos. Nós sempre nos lembramos que os desafios de ter filhos com desenvolvimento normal é também muito grande, ainda mais nos dias de hoje. Se eu pudesse escolher tirar o Autismo da Milena, não pensaria duas vezes, porém confesso que ficaria com um friozinho na barriga ao imaginar que tipo de pessoa ela se tornaria… que defeitos teria? Esta Milena que eu já conheço e que enche de alegria a minha vida, só dá lugar à Milena imaginária, aquela sem Autismo, quando a vejo se entristecer ao perceber que está sendo excluída, quando vejo o quanto ela se esforça por ser igual às amiguinhas.

Nos momentos em que não a entendo, que graças a Deus hoje são raros, nos momentos em que ela grita, briga ou bate em mim por não saber o que fazer ou que é certo dizer pra pedir ajuda… também nestas horas quero o Autismo longe. Mas quando a vejo ser tão educada, tão sensível, doce e meiga, só consigo agradecer por ela ser exatamente assim como é.

Espero que entendam este meu desabafo, leiam a tabela que ficou postada abaixo e um grande e afetuoso abraço. Obrigada por sua visita, é uma alegria poder dividir minha vida com você 🙂

MILENA AOS NOVE ANOS
tabela mi

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments