As lembranças de Milena

A cada dia que passa a memória da Milena para os detalhes me assombra mais! O pai dela tem uma coleção de camisas de padrão muito parecido, vivo brigando com ele para que compre camisas diferentes, mais coloridas, mas ele sempre escolhe as listas finas ou de cores mais sóbrias e sempre em tons de azul, preto, cinza… Pois bem, nem eu consigo diferenciar uma da outra. Mas outro dia, Milena diante de uma clássica camisa com listas azuis perguntou ao pai: “Porque você comprou esta camisa nova?”

E não para por aí, ela se liga no detalhe do esmalte diferente de uma terapeuta, no carro, na caneta. Se uma pessoa usa anéis diferentes, ela não vai ligar quando vir tal ou qual anel nesta pessoa, mas ela consegue estabelecer o que é padrão e repara naquilo que sai fora deste padrão. Deu para entender? Ela só repara no que não é comum, não é uma característica muito peculiar?

A fala descompromissada

Ela também se liga em detalhes da fala, das pessoas, se alguém no meio da conversa para se livrar de suas perguntas intermináveis fala para ela: “Depois eu te dou um destes”, “Amanhã a titia vem”, ou “Outro dia eu te busco para você ir lá em casa”. Essas coisas tão comuns, que todos falamos sem compromisso. Para Milena é como se fosse um contrato e com certeza ela vai lembrar e ela vai cobrar!

Me lembra o vídeo “Entendendo o Autismo”, em que Wendy Lawson, que tem Autismo e é mãe de quatro filhos e assistente social, conta que fica brava com as pessoas, pois se sente enganada por elas falarem coisas desta forma. Essa ingenuidade nas pessoas com Autismo faz com que a gente tenha dó e ao mesmo tempo me deixa impotente frente a melhor forma de conduzir esta situação. Afinal, dizer à minha filha que ela não deve acreditar nas pessoas é algo muito delicado; E explicar quando devemos acreditar e quando não é praticamente impossível.

Um forte abraço a todos e semana que vem falamos mais um pouco sobre isso. Obrigada pela visita.

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments