Aniversário de 4 anos!
Estou muito feliz! Os comentários dos meus visitantes me deixam muito contente e honrada. Sei que os elogios são muito mais frutos dos corações bondosos do que propriamente de minhas posturas, tão normais. Tenho conhecido tantas mães que batalham arduamente pela felicidade de seus filhos que em nenhum momento me ocorre sentir-me envaidecida com tantos elogios.
Marilei é o nome de uma amiga virtual, que teve a renovação da matrícula de seu filho de 5 anos negada. Difícil experiência e apenas um dos obstáculos que os pais de crianças especiais enfrentam.
Festinha de comemoração
Apesar de haver muito que dizer a este respeito, preciso relatar sobre o aniversário da Milena dia 09. Fizemos uma festa na escola, aproveitando sua paixão pelos fantoches. Contratamos o grupo Papa Vento (Rio de Janeiro/RJ) que animou a festa na escola, tratando minha garotinha com um carinho comovente.
Toda a equipe desta escola fantástica que Deus colocou em nosso caminho foi também maravilhosa!!! Muitas bênçãos em nossas vidas.
Milena já chegou se sentindo a mais linda de todas. Em casa, já tinha recebido os parabéns, o cartão da madrinha e viu os balões que enchemos pra decorar a escola. Estava radiante, pois sabia que ela era a personagem principal do dia.
Chegando à escola, todos muito atenciosos, dizendo que ela estava aniversariando e ela foi aproveitando cada minuto.
Entendendo melhor a si mesma
E esse é o grande diferencial em relação aos outros anos. Ela está muito atenta. Compreende (sempre compreendeu), mas agora demonstra que está entendendo tudo e sua expressão facial revela suas emoções. É uma delícia, um presente dos céus.
Chegou em casa tão feliz que não conseguia dormir. Tive que abraçar muito forte, exercendo uma pressão em seu corpinho para diminuir a tensão e expressar por ela tudo o que viveu. Só então ela foi se acalmando e conseguiu dormir.
Fico imaginando, agora que é tão visível sua percepção das coisas e o impacto que os acontecimentos tem sobre ela, o quanto sofrem as pessoas com Autismo em um grau mais severo. Aqueles que não conseguem se fazer entender. É preciso muita sensibilidade das pessoas à sua volta para traduzir este mundo maluco e amenizar um pouco o impacto das emoções e do inesperado.
É impressionante ver o quanto eu aprendi e mudei, abrindo espaço para o crescimento de minha filhota. Que bom! Também são tantos mestres… Amigos virtuais, estudiosos, profissionais e principalmente portadores de TID, Autismo e Asperger bem como seus pais.
Bom, vou ficando por aqui, pois estou muito feliz com tudo que aconteceu esse deixar vou escrevendo, escrevendo… Beijos a todos, obrigada pela visita e volte sempre!
Paz e luz a todos.
A Milena foi da sala do Cesar, na Bambini, nessa época! Eu ainda tenho foto da turminha aqui em casa. Fico muito feliz pelo desenvolvimento dela e parabenizo vocês duas! Beijo Mariana