Dezembro intenso

Sempre que eu atraso muito um post, pode ter certeza que eu perdi algum texto que escrevi para postar. O texto que escrevi foi imenso, pois como verão, tenho tanto para contar! Mas eu perdi o texto e aí a impressão que tenho é que o pote da inspiração esvaziou por isso preciso de tempo para me animar a escrever outra vez 🙁

palhacinha2blogMilena teve um mês de Dezembro muito intenso!!! E o interessante é o quanto ela deu um salto no desenvolvimento com tanta estimulação, ainda que não planejada.

Começamos com a festa de encerramento da escola no início do mês. Se comportou bem, conseguiu expressar que estava nervosa por conta da programação de queima de fogos (ela odeia o barulho e já teve verdadeiros ataques de pânico) , porém desta vez ela conseguiu suportar muito bem, não curtiu, mas também não “surtou”. Na apresentação ela ficou atenta, feliz e acompanhou a coreografia como pôde. Ela estava linda de palhacinha e precisei de muita paciência para pintar seu rosto pois ela não gosta que a gente segure seu rosto ou a cabeça e não para quieta, mas ainda assim foi outra vitória conseguir fazer a maquiagem.

Festa de aniversário no ginásio

palhacinhablog

Dois dias depois da apresentação foi o dia em que comemoramos o seu aniversário. Este ano foi bem atrasado pois ela esteve doente na época do níver, por isso comemoramos quase um mês depois junto com a turma da escola, que a acolheu de forma tão amorosa. Como ela está fazendo ginástica olímpica, aproveitamos para comemorar no ginásio aproveitando este serviço oferecido pelo clube. Com o apoio imprescindível de minhas amigas Letícia, Carol e Cláudia pude fazer uma linda decoração e vivemos momentos mágicos. Milena ficou tão feliz e os amigos disseram que foi o melhor aniversário que já participaram.

???????????????????????????????

Não é por menos que a festa tenha sido tão perfeita para as crianças e para a Milena, um ginásio inteiro de equipamentos para trepar, pular, saltar, cair e uma equipe profissional e competente à disposição da trupe! Era criança gastando energia e minha princesa amando ver seus amigos vivenciando daquela que tem sido sua atividade favorita nas últimas semanas. A Ginástica Olímpica é maravilhosa para o Autismo, pois estimula o sensorial e auxilia o desenvolvimento motor geralmente alterado nestes indivíduos, eu recomendo muito!

ginasticablog (1)???????????????????????????????

Comemoração no Beto Carrero

carrosselblogDepois de tanta coisa diferente, fomos viajar para o Beto Carrero que fica em Santa Catarina, fomos ao encontro de nossa querida amiga Wanya, sua família e seu filho Yago que também tem Autismo e que está na nossa vida já há alguns anos. Amo estas pessoas e foi muito bom revê-los.

Milena se estressou um pouco no parque principalmente nas primeiras horas. Ela ficou com os dedos no ouvido, tinha medo de tudo, não queria subir nem no carrossel, mas eu não valorizei este medo. Expliquei para ela o que estava acontecendo e ela foi se soltando. Com minha amiga a seu lado (você não, mamãe, quero a tia) ela se divertiu e no final do dia, queria ficar mais e pediu até mesmo para subir na montanha russa! Mas é claro que não foi…

???????????????????????????????No outro dia fomos para a bela Florianópolis e nos divertimos a valer na praia. Milena se soltou desde o primeiro momento, sem medo, sem receio. Curtiu cada onda, pude ficar bem tranquila que até brincar sozinha com a areia (coisa rara), ela brincou!

Mudança de rotina

Todos estes dias de mudança de rotina, seriam muito difíceis em outros tempos. Mas foi justamente sair sempre de casa, enfrentando alguns episódios de stress que fizeram com que hoje Milena suporte o inesperado. Eu tenho certeza que minha energia frente aos eventos também faz toda diferença.

No dia do aniversário, horas antes, Milena teve até dor de barriga de nervoso, quando a cólica veio, a gente estava no shopping prontos para almoçar ela pediu para ir ao banheiro. Como tem muita aversão a banheiros, principalmente fora de casa, ela se recusou a usar o vaso sanitário e gritou muito comigo, saiu correndo e no meio do corredor parou e gritava quando eu me aproximava dela. Todas as pessoas começaram a parar o olhar pois devem ter pensado que era comigo o problema. Eu sem cerimônia gritei a altos brados que estava tudo bem e que ela tinha Autismo. Fiquei calma na medida do possível e mesmo querendo muito ir até ela e abraçar, junto com o pai dela disse que iríamos embora, por isso ela saiu do quadro que estava e veio atrás de nós.

Minha energia interfere

A minha energia interfere muito nesta situação. Quando percebi esta mágica, não tive a resolução imediata de todos os problemas, mas sem dúvida, minha vida com Milena mudou muito. Portanto sigo a orientação do avião (primeiro máscara de oxigênio no adulto, depois na criança ao lado) e tento me acalmar, me organizar para só então enfrentar a situação.

E ainda tem mais! Apesar de nervosíssima, tremendo, enjoando, Milena conseguiu ir ao dentista, sentar-se na cadeira, deixar que todo o procedimento de preenchimento de uma má formação do dente que perigava virar cárie fosse feito. Minha linda guerreira mostrou toda a sua capacidade de auto controle e nos encheu de orgulho. Segue o vídeo pra quem quiser ver 🙂

Bom, ainda temos a vinda da Tatá com a Bruna e a vovó para Porto Alegre, mas isso é assunto para outro post…

Um beijo a todos vocês e muito, muito obrigada pela visita. Estar aqui compartilhando de nossa vida é para mim uma grande alegria.

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Dezembro intenso […]