Caixas de ovos dispostas uma sob as outras. Nos ovos estão desenhadas diversas rostos e expressões diferentes.

Mudanças bruscas de estados emocionais

E depois de tanto ouvir Cocoricó é inevitável ficar cantarolando mentalmente: “Chove, ah! Como chove. Chuva, chuvisco, chuvarada, por quê que chove tanto assim? Quando chove a terra fica molinha, a grama fica verdinha…”

Hoje é mais um daqueles dias em que me sinto naquela montanha-russa que Argemiro trata sobre. É que toda essa rica experiência com a Milena e esse tal Transtorno Invasivo do Desenvolvimento causa bruscas mudanças de estados emocionais. Esta semana, estive conversando com os profissionais que cuidam da minha pequena e estou no alto. Todos afirmam o quanto ela está bem. Como progride em termos de fixar atenção, localizar seu corpo no espaço, compreender o contexto e relacionar com coisas fora do contexto, se comunicar (mesmo com a dificuldade da fala). Enfim, Milena progride respondendo satisfatoriamente a todas as intervenções.

Quer coisa melhor? 🙂 🙂

Aprendizado constante

No início dessa caminhada, quando eu passava por esta experiência de retornos positivos quanto ao desenvolvimento da Mi, eu saía dos consultórios com a sensação de que tudo tinha passado. Pensava: pronto, agora é só manter este ritmo e daqui a pouco minha filha estará em ritmo de desenvolvimento equiparado a qualquer criança de sua idade, o pesadelo acabou. E quando a montanha-russa trazia inesperadamente uma descida brusca era muito difícil olhar para cima e compreender que novas subidas viriam. Êta aprendizado difícil!

Hoje tudo isso está devidamente aprendido. Já não há a expectativa da uniformidade, do progresso contínuo e ininterrupto. Já amadureci a ideia de que o desenvolvimento da minha filha tem seu ritmo próprio. O que importa é tirar o máximo de proveito de todas as fases e criar as expectativas certas, na medida exata de seu bem-estar. Se vierem as descidas, elas serão impulsos para a próxima subida. Aquele angustioso frio na barriga já não é tão intenso.

Analisando tudo isso vejo o quanto sou uma mãe privilegiada por tirar tantas lições de vida com a experiência de ter uma filha tão especial, outro presente que Deus tão sabiamente conduziu à minha vida para enriquecê-la ainda mais.

Que todos tenham igualmente ricas experiências de crescimento em suas vidas, beijos a todos e muita luz em seus corações.

Deixe seu comentário, vai… regue esta “flor”! regaflor

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments