Carrinho descendo a montanha-russa.

Turbilhão de emoções

A grande aventura que é ter um filho sem um desenvolvimento típico (não gosto de usar a palavra normal que pressupõe a existência de um padrão fixo – impossível na natureza tão diversa) é que sua rotina também se transforma em um turbilhão de emoções e vivências diferentes.

Tenho um amigo virtual, pai do Gabriel (Canto de Anjo), que escreveu um texto que ele dedica aos pais que recebem o diagnóstico de Autismo ou transtornos relacionados. O título é “Bem-Vindo à Montanha-Russa”. E é bem por aí, uma das grandes cheia de loopings.

São diversas as emoções. Tem hora que você deseja aquela normalidade inexistente que falei antes, mas você olha para os outros e por um minuto de bobeira você deseja aquilo. Diga-se de passagem, essa “normalidade” já é por si cheia de surpresas.

Uma criança sempre traz um mundo novo junto com ela, transforma a vida das pessoas, acrescenta. Uma criança especial é um mundo totalmente diferente onde as referências costumeiras não existem mais. Longe de ser uma experiência frustrante posso dizer que é um desafio e os progressos conquistados são motivadores e poderosos.

Altos e baixos (e vice-versa)

Milena passou um feriado de estresse. Estava agitada e agressiva nos momentos em que era contrariada ou quando deixava de ser o foco. Eu nem percebi que a rotina dela estava alterada. A “ficha” só caiu quando, na segunda-feira, ela dormiu mais calma e agora está bem mais tranquila.milena de índia emoções

E assim a gente vai aprendendo a antecipar as alterações de rotina (conversando sobre o que vai acontecer, onde vamos…), a entender as alterações de humor e percebendo que a irritação a agressividade são sinais de estresse. São pedidos de socorro.

O bom da nossa vida com a Milena é que não damos oportunidade para a nossa pequena se apegar às rotinas. Nossa vida é tão dinâmica que ela se apega a poucos detalhes possíveis (pessoas na casa, com quem dorme, horários). O que a meu ver é muito positivo.

Bom é isso. Um beijo grande para todos e um ótimo feriado! No meu caso sem grandes alterações de rotina e espero de tranquilidade.

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] é mais um daqueles dias em que me sinto naquela montanha-russa que Argemiro trata sobre. É que toda essa rica experiência com a Milena e esse tal Transtorno Invasivo do Desenvolvimento […]