5 anos,  Comunicação,  Férias,  Interação social,  Métodos/Terapias,  Rotina

Diálogos

Milena, não use este lápis, pegue o lápis de cor.

– Não quero colorir, quero escrever – na versão Milenês, é claro: “Não nenêna qué coli, que quevê”

Fomos para Uberaba e eu usei a mesma calça jeans por dois dias, Milena no meu colo olha para a calça e fala:

– Mamãe não tôche ôta calça?

Chamamos a terapia do método neurocognitivo de trabalho. Milena vai trabalhar com Liana, é o que falamos. Outro dia, no carro, voltando da terapia, ela quebra o silêncio falando:

– Mamãe, nenêna tabalô lindo! (com entonação).

Quando nos despedimos dela, seja quem for, ela convida:

–  Manhã tóta, tá bom?

Ou quando vamos embora de algum lugar, ela também promete voltar amanhã.

Quando dizemos para ela que tenha cuidado para não quebrar um objeto, ou advertimos que ela perdeu o brinquedo, o batom (adora!) ou a máquina fotográfica (adora!!!), ela pergunta:

– Não mamãe cômpa ôta?

Todo dia ela acorda perguntando da agenda. “Hoje tem lili?” Se ela tem Angela, Lili, Jane, Liana, Dayane (T.O., natação, música, psicólogas). Cada dia é o dia de alguém.

Quando vou para a pós graduação (sexta e sábado) o pai dela toma conta. Então, outro dia, eu disse para ela na

sexta: “Mi, mamãe vai para escola viu?” A resposta: “Manhã, Nêna tem papai”.

É claro que escrevendo não consigo jamais transmitir a graça e o encanto destas surpreendentes tiradas de minha pequena faladora. Mas elas representam uma conquista antes inimaginável. Pois além da fala em si, expressam um universo de percepções e compreensão que eu não sabia se aconteceriam.

Gratidão

A cada dia surgem novos desafios, a expectativa quando ao futuro continua me tirando o sono, mas a alegria que temos vivido com Milena se desenvolvendo tão encantadoramente é muito maior que qualquer outro sentimento.

A única coisa que supera minha alegria é minha gratidão a Deus, nosso Pai tão amado, que acolhe nossa angústia e transforma esforço em recompensa.

Com muito amor me despeço. Provavelmente fico uns dias sem postar por conta das férias, mas assim que puder venho aqui partilhar com vocês um pouco mais desta aventura especial.

Beijim procês 🙂

0 0 vote
Article Rating

Quero que você saiba que não tenho a pretensão de apontar nenhum caminho nem ensinar nada. Tudo o que está escrito aqui tem a minha versão pessoal, baseada na minha própria vivência e que tem funcionado para mim e para minha filha.

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments