Milena faz 15 anos


*Use fones de ouvido para escutar o áudio melhor.

Penso que é uma coisa sobre ser gente. Refletir sobre fatos e acontecimentos, pensar nas experiências vividas, lembrar o que aconteceu é algo que nos caracteriza como humanos. Aqui estou eu diante de um novo texto de aniversário com uma rica coletânea de vivências dos quinze anos da minha Milena.

Vida de cabeça pra baixo, mundo diferente, outra forma de educar, outro jeito de viver. Para quem tem ‘mudança’ tatuada na alma como eu, não deveria ser tão desafiador como foi e tem sido. Uma espetacular jornada que começou com o desejo mais intenso que eu já senti na vida. O desejo de ser mãe outra vez e que resultou em muito, muito mais do que os 358 textos que deixei neste blog e das inúmeras palestras e dos bate-papos, mensagens, e-mails, cursos, livros, certificados e diplomas… Conhecimento adquirido e compartilhado e tudo isso multiplicado na potência do amor e resultando em muitos novos amigos, muito mais músculo para as dificuldades e uma riqueza que não se conta em números.

Falando de coisas humanas, os paradigmas de idade são significativos. 15 anos carrega culturalmente um valor especial, mas para nossa família isso também é diferente pois nossa mocinha já tem corpo de mulher e ainda apresenta em alguns aspectos a maturidade de uma criança de dez anos. E o que dizer dos tantos outros momentos em que a sabedoria que não tem idade, mostra a sua força e nos coloca no lugar de aprendizes?

Sou fã da Milena, assisto suas lutas e apoio, me atrevo a direcionar e apresento as possibilidades. Deixo claro que ela já é capaz de tudo, mas pode contar comigo quando precisar. Dou exemplos comigo mesma sobre o quão natural é cometer erros, cair e levantar. Sou uma guia que não tem certeza do caminho, sinto culpa e orgulho da mãe que sou no mesmo exato momento. Subo ladeiras, montes e montanhas e ando esquecida do que é caminhar em uma reta.

A jornada no Autismo é uma jornada de humanidade, rica, intensa, dolorosa demais. Ela traz muitas mudanças onde se instala e oferece inúmeras e belíssimas lições. Ela coloca em xeque tudo o que pensamos sobre controle de situação, planos para o futuro e projeção de desejos. Sorrio ao pensar no quanto somos ingênuos quando transferimos sonhos pessoais para o bebê que chega. Hoje consigo considerar o quanto era atrevida de minha parte planejar a menina feliz, educada, amorosa que se tornaria qualquer coisa desde que “vencesse na vida”, que fosse independente e feliz.

O Autismo retirou estes conceitos da nossa vida e trouxe todos estes significados novos como: aprendizado, motivação e vitória. De repente, amarrar o cadarço é mais importante que passar de ano na escola. E a gente ri de doer a barriga ao ouvir uma mãe se queixando que o filho está se recusando a comer a sobremesa ou fazer a lição de casa.

Há quinze anos nascia uma linda menina cercada de carinho dos pais e dos irmãos e deixando duas famílias enormes felizes demais. Ela veio com opinião própria e mostrou para todo mundo o sentido real da palavra doçura e jamais se deixou dobrar. Ela trouxe consigo muitos desafios, principalmente os que se referem à melhor forma de ajudarmos quando ela precisa e quando ela não consegue falar com palavras, mas diz com comportamentos.

Ela veio sem dúvida alguma retirar de cada um de nós o melhor.

Todo mundo tem um pouco de medo quando se vê diante de um grande desafio e se for desconhecido este medo é ainda maior. O Autismo é um grande desafio e sim, é ainda desconhecido, porque sua diversidade vai exigir ainda muitos anos e muitas pesquisas. Porém, o Autismo não existe sozinho. Ele vem com uma pessoa que não deixa de ser gente e por isso é diferente de todos os outros autistas do mundo. E é aí que todo o medo desta aventura se mistura com uma dose absurda de amor.

Nestes quinze anos o que mais marcou a minha vida foi justamente esse amor e a cada dia ao me deitar cansada eu tenho agradecido a Deus pela bênção de ter minha filha. A única coisa que ouso pedir e peço sempre é que eu consiga estar com ela por bastante tempo para que eu possa aprender um tanto mais.

Feliz aniversário minha menina, parabéns para você minha mocinha, obrigada por mais um ano de vida minha mestra, felicidades pra sempre meu amor.

Post Anterior

25 Comentários

  • Responder Ânara 9 de novembro de 2017 at 17:06

    Parabéns Milena! Você se tornou a linda moça! Se não fosse por você, não teríamos esse privilégio que foi conhecer sua mãe e conhecer você que tanto nos inspira!

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:08

      Obrigada amiga Ânara!

      E eu não teria estas conexões que enchem meu coração de carinho quando leio o comentário. :]

      Beijos querida!

  • Responder Andreia Greco 9 de novembro de 2017 at 17:13

    Lindo texto Cris! Parabéns para essa moça linda; que Deus lhe conceda sempre muita saúde, paz, que continue iluminando e abençoando a caminhada de vcs duas para que possam estar conosco ainda por muuuuuito tempo compartilhando suas experiências, nos ensinando e acrescentando esperanças na vida de todos que acompanham vcs.

    Um beijo grande queridas.

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:11

      Obrigada linda Andreia, que prazer imenso ler seus comentários!!!

      Que assim seja para nós e pra vocês. Não tenho como agradecer o seu carinho.

      Um super abraço para você!

  • Responder Sandra Mourão 9 de novembro de 2017 at 18:17

    O que dizer depois de ler esta declaração de amor, de doçura, de uma mãe tão maravilhosa?
    Parabéns Milena, pelos seus 15 anos e por você ter uma mãe tão especial! E eu tenho certeza que você sabe disso!
    Milhões de beijos para vocês!

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:14

      Obrigada Sandra!
      Preciso confessar que seus olhos especiais me vêem especial minha querida, apenas isso. Su tão comum e tão cheia de enganos que as vezes questiono tudo, porém como todo mundo, sigo vivendo um dia de cada vez e percebendo as nuances de beleza que se escondem em cada cantinho.
      Esse carinho dos meus amigos virtuais e reais é fonte que alimenta tudo isso que você chamam de calma e tal…
      Um abraço bem carinhoso Sandra. Gratidão a você!

  • Responder Lidiane 9 de novembro de 2017 at 20:18

    Lindo esse amor e dedicação! É emocionante acompanhar cada novidade sobre a Milena e ver o quanto ela é amada! Que Deus abençoe mais um ano de vida dessa princesa!

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:15

      Obrigada Lidi!!!

      Que assim seja e que Deus te abençoe também!

      Um abraço muito carinhoso.

  • Responder Maria Rita 9 de novembro de 2017 at 21:41

    Parabéns p Milena, que Deus a abençoe e derrame uma chuva de bençãos na vida dela. E muita muita força p essa família que luta, ama e se alegra por cada vitória alcançada, eu e minha filha também estamos lutando a cada dia por cada progresso do nosso Miguel de 4 aninhos sabemos que a jornada e dura e longa mais com a força de Deus é muito amor chegaremos a vitória. Bjs

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:17

      Obrigada Maria Rita e que assim seja!
      Espero que Miguel também tenha uma linda vida de conquistas e aprendizagens.
      Um super abraço para vocês!

  • Responder Sandra Roos 9 de novembro de 2017 at 22:05

    Que delícia e que doçura… Amo vcs e aqui tb tem uma mocinha com alma de criança, muito gostoso viver esses momentos com ela, com vcs. Parabéns mestra Milena. Parabéns aprendiz amiga. Feliz dia especial e todos são especiais pra nós.

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:22

      Nem tem como expressar o quanto me faz feliz a visita das amigas do coração ao meu cantinho!

      Obrigada minha amiga, você que foi lá atrás uma das minhas inspiradoras para o projeto deste blog.

      Que a gente consiga um dia se abraçar e sim, sua mocinha é muito linda e que sorte ter uma mãe tão incrível!

      Beijos para os três!

  • Responder Eliane 10 de novembro de 2017 at 02:46

    Linda mensagem, linda homenagem…Parabéns Milena pelo seus 15 anos, parabéns pela família que Deus te deu e que Ele continue abençoando!

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:23

      Obrigada Eliane e que assim seja!
      Grata pelo carinho do comentário. Um abraço!

  • Responder Elisabete Santos 10 de novembro de 2017 at 07:41

    Fico enternecida, com todas as tuas palavras desta linda jornada, até ao marco dos 15 anos desta linda menina. O vídeo é tão gratificante de ver!!!! Que lindas memórias gravadas na alma e no coração. Estou deveras rejubilante com vocês!!!! Parabéns menina linda!!!!! 🙂

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:25

      :] Que gostoso de ler Elisabete!!! Obrigada!

      Queria ter outras palavras além de obrigada pois realmente é muito bom receber todo este carinho.
      Milena com certeza recebe todo este carinho e talvez por isso ela seja assim tão feliz.
      Um abraço para você!

  • Responder Antonio Carlos Silva Wanderley 10 de novembro de 2017 at 11:48

    Desejo de coração PARABÉNS e toda felicidade para Milena.

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:26

      E eu te agradeço de coração Antonio Carlos!!!
      Abraços a você!

  • Responder Claudia 13 de novembro de 2017 at 00:12

    Morri de emoção. Muito, muito, muito verdadeiro, intenso e bonito <3

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:34

      Obrigada minha musa!

      A inspiração nós colhemos das amigas queridas como você!
      Abraço muito carinhoso com a admiração de sempre!!!

  • Responder Márcia Dias 14 de novembro de 2017 at 18:17

    Parabéns Princesa!!! Que você continue no seu caminho de conquistas e vitórias! Bjs

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:38

      Obrigada Márcia!
      Esperamos que sim, que seja sempre assim.
      Grata por somar o seu desejo, acredito no poder das boas vibrações e te desejo também muitas vitórias.
      Abraços

  • Responder Edison Cinelli 15 de novembro de 2017 at 11:37

    Lindo demais. Parabéns. Edison Pai do cantor autista Fernando Pavone de 16 anoss

    • Responder Fausta Cristina 16 de novembro de 2017 at 09:39

      Obrigada Edison!
      Que você e Fernando possam também seguir aprendendo e vencendo todas as batalhas e desafios.
      Um abraço.

    Deixe seu comentário