Uma história triste

Nenhuma situação vivida é igual quando o sujeito que a vive é diferente. Nós emprestamos nossa identidade e tornamos cada acontecimento na face deste planeta lindo, um acontecimento inédito.

Quando eu conheci esta família eles ainda eram felizes, viviam na média que todos os meus amigos viviam, nem faltava e nem sobrava nada para aquelas pessoas. Mesmo depois de nos mudarmos, continuamos nos falando e a palavra amizade que para mim, já subentende permanência fez valer sua força e mesmo com o aumento da distância o nosso carinho prevaleceu.

Não tem muito tempo, o filho mais novo que sempre foi o mais “arteiro” trouxe preocupações abandonando a faculdade, mudando de empregos e ela me contava meio desanimada a sua luta para tentar ajuda-lo. Já seu filho mais velho foi um adulto em miniatura quando criança, sempre sério e responsável, saiu da universidade podendo escolher a qual convite de emprego aceitar.

Na vida que se seguiu, um dia ela me envia um e-mail longo me contando um fato que mudou a vida de toda a família e que me impactou profundamente. O resumo é que seu filho mais velho que já morava com uma garota e estava vivendo feliz, ao participar de uma despedida de solteiro, se envolveu em uma briga e em um momento de raiva misturada ao álcool, acelerou demais o próprio carro atropelando e matando dois jovens.

A sua vida corrida de empresária, se tornou um cotidiano de visitas ao filho preso, o cuidado do neto que nasceu a pouco, o suporte ao marido deprimido e ao filho mais novo que tenta até hoje acertar de novo o rumo da própria vida. Ela vivia a sustentar a dor de todos, sem tempo nenhum para viver a própria dor.

Naquele dia voltou a minha memória o momento em que contei a ela sobre o diagnóstico de Autismo e o olhar que ela me endereçou e entre a piedade e a preocupação, ela que um dia me perguntou se o futuro da Milena não me preocupava…

Todos nós queremos muito ser felizes e isso é o combustível que nos faz sair da cama pela manhã, nós que visitamos este blog, estamos todos muito comprometidos com nossas crianças com necessidades especiais, estamos ligados neste mundo azul ou seja lá a forma que queremos rotular este universo do Autismo.

Essa é a nossa luta e também nossa bandeira.

Estudamos, nos informamos e nos tornamos gigantes na busca de garantia de um futuro melhor para nossos amores. Somos cuidadores do futuro do nosso autista, se assim podemos dizer.

Quantas vezes colocamos em cima dos nossos ombros a culpa por todas as escolhas que temos que fazer em relação a essa criança?

Nada vai mudar a nossa busca, nem eu e nem você, vamos deixar de mover o mundo se preciso pelo nosso filho, mas casos como este que descrevi trazem a meu ver uma preciosa lição.

poster_to_export_1553896

Um futuro só vale a pena quando o presente é bem vivido. Na busca incessante do amanhã melhor a gente jamais deve deixar de viver bem o presente. Aproveitar e curtir muito a criança que temos, sem ficar tempo demais chorando pela criança que sonhamos e pelo adulto que planejamos um dia que ele se tornasse.

Rolar junto no tapete, dar risada, enfileirar também carrinhos e ajudar a rodar rodinhas, se encantar pelo fio de cabelo da boneca ou brincar com a caixa de sapato junto com esta linda criança. Tudo isso também vale como investimento neste futuro que você e eu acreditamos poder controlar.

Do controle real me permito dizer uma coisa, ele está aqui e agora no seu momento presente. Viva isso, alegre-se e agradeça o presente de receber uma vida em suas mãos, não deixe que um diagnóstico, uma avaliação, ou a frase de preconceito dita por algum ignorante, te cegue diante da beleza de ter seu filho vivo junto a você ou te roube momentos que poderiam ser mais leves e muito mais felizes.

FullSizeRender 14

Não estou aqui dizendo que é fácil nem deixando de legitimar a lágrima que também cai por aqui, muitas vezes. A luta continua sempre, mas carregar a luta com pesos desnecessários e deixar de vislumbrar a beleza do percurso não vai nos acrescentar garantias e nem nos trazer mais sucesso.

Que nossos momentos de reconhecimento e gratidão possam superar em força os momentos em que tudo fica difícil. E que diante da ilusão de que sem diagnóstico nosso filho ideal viria um dia a ser o modelo da perfeição, que o nosso amor nos mostre a face de uma vida real, que pode ser diferente, mas nem por isso será menos feliz.

1 1 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
18 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ânara
Ânara
7 anos atrás

Lindo texto! O futuro a Deus pertence! Vamos viver o presente, que é o que realmente temos! Você, como sempre, com as palavras certas!

Amanda
Amanda
7 anos atrás
Reply to  Ânara

Adoro seus textos, sempre me traz uma calmaria uma certeza de que vai dar tudo certo.

Michele Luiz
Michele Luiz
7 anos atrás

Belíssima reflexão, Cris! Com a profundidade, o amor e a beleza que só poderiam vir te você <3

Michele Luiz
Michele Luiz
7 anos atrás
Reply to  faustacristina

Sinta-se abraçada, minha querida. A gratidão é sempre minha por tê-la encontrado em meu caminho. A vida mais uma vez me ofertando uma linda oportunidade de crescer. Beijo grande.

Fabiana
Fabiana
7 anos atrás

Um texto reflexivo e intenso. Sempre te vi como mãe, e nunca como “mãe de autista” (no sentido de carma, pesado ou de pena), porque isso é o que é, simplesmente mãe. Por isso me identifico com suas palavras. E está coberta de razão quando diz que o futuro está lá na frente, a gente luta e vive agora, com eles e por eles, os filhos. Minha mãe teve dez filhos, e me ensinou que a vida é imprevisível, sobretudo pensando nos filhos, porque eles não são, nem nunca serão como nós. São uma parte nossa, em outra circunstância, muito… Leia mais »

Mariza
Mariza
7 anos atrás

Outro dia eu estava no metrô e um jovem, muito falante me perguntou se eu tinha muitas preocupações na cabeça, quanto ao futuro do meu filho. Não me pegou de surpresa porque vejo a mesma pergunta todos os dias no olhar das pessoas. A minha resposta foi não. Aí, quem ficou surpreso foi ele. Sei que não vou durar para sempre, mas enquanto eu estiver ao lado do meu filho, ele será feliz. Depois, tenho certeza de que Deus cuidará da melhor maneira de olhar por ele. E, como diz a minha mãe, uma criança dessas, faz até Deus sorrir

Sandra Mourão
Sandra Mourão
7 anos atrás

Querida Cris, há muito deixei os ”pesos desnecessários” pelo caminho e a minha caminhada está muito mais leve e feliz. Faço aquilo que meu coração me diz, e ele sempre acerta, por mais incerto que possa parecer o futuro, tento fazer o meu presente um pouco mais leve….
Beijos no coração!

Renata
Renata
7 anos atrás

Excelente reflexão você nos trouxe, Cris. Como já te contei, me deparei com o autismo quando saiu o diagnóstico do Vítor (sobrinho do meu marido) e confesso que fiquei pensando como seria seu futuro (adulto), será que ele teria algo parecido com o que imaginava para os meus filhos? Tenho um casal de filhos e hoje eles estão “adultos”. O André com 24 anos e Samantha com 19. A Sam termina este ano sua graduação em Web designer (cursou a metade de jornalismo e quis trocar), já o André está cursando Gestão Comercial e Educação Física, mas já passou por… Leia mais »

Raquel
Raquel
7 anos atrás

Olá. Muito bom seu texto. Meu filho está com 13 anos e passamos em consulta com a neuro essa semana. Tenho receio quanto a medicação, mas vamos com calma, tudo para ajudar meu amor. Ele é um doce mas tem dificuldade social sim, desde pequeno, mas sempre foi dito como timidez. De dois anos pra cá as notas despencaram e a irritação aumentou. No começo achei que era a fase da adolescência. Espero que o conjunto de médicos, atividade em grupo (que não é fácil pois os outros o distanciam) e paciência o ajude…

Rafaélly
Rafaélly
3 anos atrás

Chorei