Placa com a inscrição "Rua da Saudade".

Papai nenêna foi balá?

Era bem cedo ainda quando acordei hoje, com a voz doce de minha Milena me perguntando pelo pai. Eu sorri, ainda “grogue” de sono. Quando ouvimos uma frase inteira dita de forma espontânea ainda nos encantamos, mesmo após alguns meses. É uma conquista fabulosa de nossa garotinha, que há algum tempo atrás era apenas uma possibilidade carregada de medos e incertezas.

Outra sentença que nos tem feito dar risadas é o “pára!”. Dito quando estamos fazendo com ela algo que a desagrada. Outro dia ela soltou: “pála quísso papai”, emendando o “com isso” de forma hilária.

Fala tudo, e como fala a menina! Quando não entendemos, ela procura uma forma disso acontecer. Tem momentos em que mereço o prêmio nobel da tradução quando consigo entender que “tôlo” significa controle (remoto); “Tála” significa tiara (nesse dia ela me trouxe uma foto em que a garotinha usava um tiara); “Ôvo” significa de novo, outra vez; “Dididi” é dirigir; “Aála” é Ana Laura; “Totóla” é Ana Vitória. E por aí vai a interminável lista do repertório vocabulário de dona falante.

Como explicar a saudade?

Ela também nos deixa perplexos com a memória incrível, lembrando de pessoas, lugares e fatos que aconteceram há mais de um ano. E acima de tudo me encanta sua extrema sensibilidade. Como ontem quando ela cantava uma música de festa junina e perguntou sobre a professora de educação física que se demitiu no meio do ano e por quem ela era apaixonada. Ela me pediu para falar com ela, aí ela coloca a mão na minha boca e diz “titia cáxia” e eu tenho que repetir, como se eu fosse um telefone capaz de enviar a mensagem ao destinatário, “bem quí” – ela continua -, “caja nenêna, senta quí”.

Aí eu percebo que ela está sentindo falta da pessoa. Explico que é saudade isto que está sentindo e meu coração se aperta por saber que não posso fazer nada a não explicar que isto acontece na vida. Pessoas que gostamos se afastam e o que fica é esse vazio, essa vontade de estar perto outra vez.

Entre os doces sentimentos que esta fala tem faz surgir, vamos vendo nossa menina se revelar, carinhosa e sensível como poucas vezes vi, uma criança de 5 anos ser. Bom demais.

Super beijo e uma semana de luz para todos nós.

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Papai nenêna foi balá? […]