Menina de costas sentada na ponta de um píer.

Isolamento nunca

Uma coisa que Milena nunca demonstrou foi interesse em ficar sozinha.

Desde bebê, aprendemos a identificar os momentos em que ela se isolava. Olhava atentamente para um ponto onde havia luz, janela, lâmpada, esticava as perninhas e fazia uma estereotipia balançando os bracinhos como se estivesse eufórica. Nestas horas de uma forma bem suave, trazíamos-na “de volta” com alguma atividade que lhe desse prazer. Talvez por isso, desde o início, minha princesinha tenha tido sempre alguém por perto, brincando, conversando, chamando pra vida e assim se acostumou.

Hoje em dia, com a nova mania de assistir aos desenhos animados do Discovery Kids, ela tem dado um tempinho pra mamãe. Uma novidade que eu tenho acompanhado com admiração, agrado e cuidado. Percebo em alguns momentos que ela não está prestando atenção ao desenho, mas está lá no seu mundinho e se deixar, ela fica ali por horas e isso não é legal, não pra ela. O tempo que ela puder se envolver em algo onde sua atenção esteja focada será muito mais produtivo, e é nisso que temos que investir.

Desenvolvimento e estimulação

Apesar de tanto progresso, Milena ainda está bem atrás no desenvolvimento esperado para uma garotinha de (quase) cinco anos. Tem potencial, seu desenvolvimento apesar de diferente, é constante, mas não podemos relaxar. Temos que usar sua inteligência e esperteza a seu favor. Em termos de desenvolvimento acadêmico então, ela tem muito o que correr atrás.

Tem muita gente que acha que cada um tem o seu tempo e que devemos respeitar esse ritmo individual. Eu acho que devemos considerá-lo, mas estimular sempre o seu aceleramento. Sem pressa, sem neura e com metas realistas e adequadas.

Difícil né?

Educar não é fácil, todos sabemos. Exige planejamento, discussão, participação de todos os envolvidos no universo da criança. Isso vale pra qualquer criança e precisamos, enquanto humanos, aprimorar nossa maneira de educar e só então esperar por uma outra realidade. Pelo ser humano muito melhor que virá como fruto desta ação. Muitas concepções terão que ser revistas, como o tempo de televisão e a qualidade do tempo de convivência com os adultos e a mais importante e a melhor forma de educação que existe: a do exemplo.

Beijos a todos!

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments