a fase dos medos

A fase dos medos

É noite de quarta-feira e acabo de dar um beijo na minha filha que dorme calmamente ao meu lado. É maravilhoso olhar pra ela dormindo, quanta paz me transmite!

Sempre me perguntam como Milena está. Aqueles que acompanham a nossa história, profissionais, amigos, familiares… Como Milena está?

Está linda – é a resposta instintiva da mãe coruja -, depois falo dos seus inúmeros progressos. Mas existem muitas pessoas que querem saber das suas dificuldades. Querem entender um pouco deste tal de Autismo. Que não se faz perceber na aparência física e que, em alguns casos, revela uma criança tão igual às outras em muitas coisas.

– Afinal, em que ela se diferencia? Qual a sua dificuldade? Como eu, leigo, saberia que se trata de uma criança com Autismo?

Realmente as dificuldades não são tão visíveis assim. É preciso sensibilidade, você convive por alguns minutos, percebe que há algo diferente e só com o tempo vê as peculiaridades daquele ser. E cada pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, seja do grau mais severo ao mais leve, é única. Se você tentar comparar um ao outro vai precisar generalizar para conseguir pontos de identidade.

Medos passageiros

menino com medos

Milena vivencia atualmente uma fase de ter medo. Tem medo da luz (ou luminária) da sala; Tem medo de cortinas (não são todas); Tem medo de banners colados ou dependurados (não são todos; E tem medo de chuva. Nessas horas, nos abraça com força e fica tampando o rostinho com a mão.

Eu já tentei entender. Como não consegui, estou explicando a ela que eu entendo que ela está com medo, mas que eu estou ali a seu lado e que o medo vai passar. Ajudo-a como posso e espero, pois, como tantas outras, essa mania também vai passar – hoje eu sei – então vou ajudá-la como posso e esperar.

Ela tem também uma resistência difícil de explicar, pede para ir a algum lugar e quando você diz “vamos” ela se joga no chão. Se você desiste de ir ela se irrita. Ela adora tomar banho, mas se você diz “vamos tomar banho?” ela responde “não” e faz corpo mole pra tirar a roupa. Para entrar no banho e para sair também. E é assim: onde entra não quer sair, se sai não quer mais entrar e se você concorda em não entrar ela te chama para entrar…

No entanto, olhando minha filha dormindo lindamente ao meu lado, eu sempre tenho a impressão de que suas dificuldades, sejam elas quais forem, não significam nada. O que realmente importa é o fato dela existir e tornar a minha vida tão rica.

Desejo que seu coração também esteja aquecido pela presença de um amor tão grande.

0 0 vote
Article Rating
Post anterior Próximo post

Você também vai gostar

Subscribe
Me envie notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments